Câmara dá posse ao Prefeito e Vereadores Eleitos

Reportagem e fotos - João Bosco Ribeiro - A Câmara Municipal de Carmópolis de Minas empossou o novo prefeito, vice e vereadores eleitos para o quatriênio 2013/2016. A cerimônia, realizada no salão de festas da Rua Padre Francisco n.º 89, andar superior da agência da Caixa Econômica Federal, centro da cidade, contou com a participação de autoridades e de cerca de mil pessoas, das quais oitocentas no salão e duzentas do lado de fora, onde foi armado sistema de telão, com som e toldos de lona para abrigo dos presentes. A transmissão do cargo de prefeito ocorreu na Prefeitura, logo após a posse.

Foram empossados o prefeito eleito Geraldo Antônio da Silva (PSD) e o vice Gilberto Rabelo Silveira (DEM). Para a Câmara foram empossados os vereadores Antônio Batista Oliveira (DEM); Antônio Pinto de Vasconcelos (PSD); Dirceu da Silva (PSD); Flávio Alves Pereira (PV); Geraldo Lucas de Lima e Silva (DEM); João Francisco Vieira (PSD); José Munir Machado (PSDB); José Omar Paolinelli (PSD); Luiz Fernando Silva Freitas (PSDB); Marcelo de Freitas dos Reis (DEM) e Maria Aparecida Lara (PSDB).

A Mesa de Honra foi composta pelo prefeito eleito Geraldo Antônio da Silva; vice Gilberto Rabelo Silveira; sargento da Polícia Militar Edson Francisco Damasceno; tenente da Polícia Militar Cleber Gonçalves Marques; padre Lúcio Carlos Vieira (pároco de Carmópolis); Marco Aurélio Faleiro (presidente do DEM jovem), pastor Evanilton; pastor Adilsom Moreira; ex-prefeito Silas Faleiro e Geraldo de Paula Teixeira (presidente do PMDB municipal).

A cerimônia de posse dos vereadores para a 17.ª Legislatura foi aberta pelo presidente escolhido para aquela sessão, vereador Antônio Pinto de Vasconcelos, por ser o candidato eleito mais idoso. O Hino Nacional foi executado pelo Coral de Pequenos Cantores do Sagrado Coração de Jesus, regido por Dalva Maria de Lima. Antes da posse foram conferidos os diplomas e declarações de bens apresentados por todos os vereadores.

A vereadora mais votada no pleito de 7 de outubro de 2012, Maria Aparecida Lara (PSDB), com 652 votos, proferiu o compromisso de posse. Em chamada nominal, todos os vereadores referendaram o compromisso com a frase “Assim o prometo”.

Em escrutínio secreto foi realizada a votação para a nova Mesa Diretora da Câmara para o ano de 2013, sendo eleita a chapa única, por 10 votos a favor e uma abstenção. De acordo com o resultado da votação, foi eleito presidente do Legislativo o vereador Marcelo de Freitas dos Reis; vice Antônio Pinto de Vasconcelos e secretário Antônio Batista Oliveira.

Falando durante a cerimônia, o vereador Geraldo Lucas de Lima e Silva ressaltou o trabalho realizado por grandes nomes de seu partido em favor de Carmópolis, entre eles Gilberto Rabelo Silveira; Leir Lebron e Silas Faleiro. “A nova gestão pública do município vai construir um novo tempo, com responsabilidade, caráter impessoal e resgate da moral da administração pública”, afirmou o vereador, na certeza de que o governo não deverá se acastelar. “Precisamos da população ao nosso lado para juntos reconstruir Carmópolis, elevando a qualidade de vida”, continuou o edil. Geraldo Lucas também falou de seu pai, eleito prefeito, cujas escolhas e reações refletirão no plenário da Câmara e ficarão para a posteridade. Ao novo prefeito desejou bom trabalho e boa sorte.

O vice-presidente eleito, Antônio Pinto de Vasconcelos, externou sua emoção por mais uma vitória nas urnas. Agradeceu a todos por mais uma oportunidade de ocupar uma cadeira na Câmara, sentindo-se honrado para tão valoroso cargo. “Tenho a confiança de que prefeito, vice e todos os vereadores vão trabalhar pela população como um todo, especialmente nas áreas mais importantes como saúde e educação, transformando ações em realidade”, asseverou o vereador, convicto de que realizará o sonho por ele acalentado de transformar Carmópolis em uma cidade melhor para todos os seus habitantes.

O secretário eleito Antônio Batista Oliveira agradeceu à sua família e aos seus auxiliares na eleição, pelo apoio e trabalho efetivo em favor de sua candidatura. Também agradeceu ao povo de Carmópolis, por ter-lhe dado a oportunidade de ser vereador e representar toda a comunidade. Ressaltou suas origens humildes, sem intenções políticas, mas sincera, com o caráter que recebeu de sua família. “No que depender de mim, haverá muita harmonia na Câmara e parceria com a Prefeitura, pelo bem geral de Carmópolis”, afirmou o vereador, invocando a Deus para que todos os empossados tenham discernimento nas decisões.

José Munir Machado agradeceu a honra de ter sido empossado como representante do povo de Carmópolis, família da qual faz parte. “Minha sigla é o PSDB, mas o meu partido é Carmópolis, que quero representar com muita responsabilidade”, prometeu o vereador.

Dirceu da Silva também fez agradecimentos por sua quarta eleição, saudando o prefeito e o vice, afirmando ter cumprindo o sonho de eleger prefeito e vice de seu grupo político. “Teremos muito bom diálogo com a Prefeitura, para uma boa administração”, afirmou o empossado, também parabenizando o pároco da cidade, padre Lúcio Carlos Vieira, pela homilia pronunciada durante a missa de posse realizada naquele mesmo dia.

Eleito para o seu primeiro mandato como vereador, João Francisco Vieira fez agradecimentos à sua família e a Deus, por estar vivendo aquele momento de conquista e felicidade, principalmente por estar representando o povo de Bom Jardim das Pedras, comunidade que há dois mandatos se encontrava sem vereador. Também agradeceu e parabenizou seus colegas vereadores e o novo prefeito, desejando a todos um bom trabalho em favor do município.

O presidente Marcelo de Freitas dos Reis iniciou seu discurso usando o termo “mudança”, palavra chave que foi a tônica do povo de Carmópolis nessas eleições, redundando em vitória esmagadora da chapa de seu grupo político, que ficará marcada na história. Agradeceu à sua família, ao prefeito Geraldo e ao vice Gilberto, a quem chamou de grande incentivador de sua carreira política. Citou ainda o ex-prefeito Silas Faleiro, presente naquele evento, de quem foi secretário da Saúde. Iniciando seu terceiro mandato, é a primeira vez que Marcelo fará parte da bancada de situação, tendo exercido oposição em seus dois mandatos anteriores. “Os desafios serão muitos para a presidência, mas nossa prioridade é inaugurar a sede própria do Legislativo”, anunciou o presidente.

Ele revelou que implantará o sistema de orçamento participativo, discutindo o uso dos recursos administrativos com a população, por meio de audiências públicas. Anunciou que pretende trabalhar em parceria com as polícias militar e civil e também ao lado do Poder Judiciário, sempre pensando na segurança da cidade. “Desejo fazer um mandato voltado para o povo. As cobranças serão muitas, pois sabemos da realidade do município, mas estarei honrando minhas propostas de campanha, de oferecer um setor de saúde cada vez melhor e mais útil a todos”, adiantou o presidente.

Marcelo disse ainda que estará à disposição do prefeito, votando e aprovando projetos, mas nunca esquecendo a verdadeira função do legislador, que é a de fiscalizar. Citou fatos importantes de sua biografia e concluiu com uma frase do pintor Pablo Picasso: “O que já fiz não interessa. Só penso no que não fiz”, dizendo-se pronto para embarcar numa viagem desafiadora e começar uma nova administração, sempre pensando no bem estar do povo carmopolitano.

Falando durante a sessão, o presidente do Democratas Jovem, Marco Aurélio Faleiro, lembrou que em 2012 uma promissora aliança se formou com o único propósito de promover o progresso da Carmópolis de Minas. Gilberto e Geraldo representam esta aliança, unindo forças contra o descaso e oportunismo, mostrando fatos àqueles que ainda não os haviam enxergado, contando a verdade àqueles que a ainda não tinham ouvido, animando aqueles que ainda não tinham se manifestado. “Fomos às ruas, gritamos, cantamos, aplaudimos, buzinamos e apitamos, inspiramos atos políticos para a campanha vitoriosa da união e do trabalho. Somos autores e espectadores de um novo tempo”, historiou Marco Aurélio, afirmando, entretanto, que a vitória traz responsabilidades e compromissos.

O ex-prefeito Silas Faleiro também fez referência à homilia de padre Lúcio, que mostrou muito bem a importância da administração municipal, tanto no que diz respeito ao prefeito e vice, como aos vereadores. “O importante é olhar para a cidade como um todo, sem distinguir ricos de pobres”, ensinou ele, baseando-se em sua experiência concreta do exercício de dois mandatos. Esclareceu que a tarefa será difícil, mas com paciência, luta e dignidade, o prefeito e vice desempenharão papel muito importante em favor de Carmópolis. Para tanto destacou o preparo político e administrativo de Gilberto, que avaliou como uma das pessoas das mais cultas de Carmópolis e que conhece a fundo a política local.

Em nome do secretariado já escolhido pelo prefeito eleito falou a secretária municipal de Administração – Gislene Machado.

 

Posse do prefeito e vice

Antes de dar posse ao novo prefeito e ao vice de Carmópolis de Minas, o presidente da Câmara solicitou a ambos que apresentassem os seus diplomas de eleitos, expedidos pela Justiça Eleitoral, e suas declarações de bens. Os documentos foram conferidos e aprovados. O prefeito eleito e seu vice proferiram o compromisso de posse, após o qual o presidente da Câmara os declarou empossados. O ato foi seguido de intensos aplausos da plateia. Muitos foguetes podiam ser ouvidos por toda a cidade.

Em seu discurso, o vice-prefeito Gilberto Rabelo Silveira também fez alusão à homilia do pároco, pronunciada na missa de posse. “O que se passa aqui não é apenas uma solenidade de posse, mas um importante passo para a concretização de um sonho meu, que compartilho com todos os cidadãos carmopolitanos: a vitória de um movimento supra-partidário e impessoal”, disse  ele, entendendo os limites de atribuições de um vice-prefeito, sem ingerir naquelas exclusivamente do Poder Executivo. “O que nos levou a unir forças foi o reconhecimento de uma união que representasse de fato o desejo da maioria. Tudo pela recuperação da autoestima de nossa cidade e de seu povo, que é o grande vencedor”, continuou Gilberto. O vice-prefeito destacou as principais virtudes do novo prefeito: serenidade, paciência, capacidade para ouvir e decidir com a razão. Prosseguiu Gilberto, afirmando que seu projeto de vice é trabalhar em conjunto, em equipe, na qualidade de colaborador da gestão, em busca de soluções. E fez votos para que Câmara possa representar com dignidade os anseios legítimos dos carmopolitanos, por uma cidade mais justa e solidária.

Por último falou o prefeito Geraldo Antônio da Silva, que iniciou seu discurso elogiando a atuação de Gilberto. “Você não tem papel específico, mas diante de uma pessoa com tamanho compromisso e amor por Carmópolis de Minas, não abro mão de tê-lo ao meu lado, governando Carmópolis junto comigo”, afirmou o prefeito em relação ao seu vice. Geraldo continuou discorrendo sobre Gilberto, destacando sua experiência de 26 anos de Legislativo, que para ele muito contribuirá para o bom êxito da administração. “Já entramos para a história com a maior diferença de votos em um pleito eleitoral no município, e com a graça de Deus seremos o prefeito e o vice que mais souberam respeitar suas atribuições”, afirmou o prefeito. Geraldo disse ainda que, juntos, iniciam e terminarão seus mandatos, com o mesmo respeito e amizade que nutrem hoje um para com o outro. Por tudo o que aquela cerimônia representava, Geraldo disse estender sua mão a todos os carmopolitanos, indistintamente, e a cada um em particular, para celebrar, juntos, aquele momento alto da democracia.

Afirmou Geraldo que manterá um relacionamento de respeito para com os poderes Legislativo e Judiciário. Lembrou ter visitado as residências dos carmopolitanos para conhecer melhor a realidade do município, tornando-se também conhecido. “Sou homem combativo, não esmorecendo diante de empecilhos e dificuldades. É assim que agirei em defesa do bem comum, com humildade e sem vaidades, como sempre fiz. Estou preparado para o desempenho de minhas funções”, afirmou o prefeito, lembrando não ser hora para rancores e desavenças, que somente atrapalham a vida pública. E continuou: “Viemos para somar e estendo a minha mão a todos que querem compartilhar esta árdua tarefa. Carmópolis tem potencial para tornar-se referência regional em todos os setores”, argumentou o prefeito, que quer desenvolver uma gestão de cunho popular. “Não haverá guetos, onde alguns são beneficiados, em detrimento de muitos. Não vamos discriminar ninguém. Vamos priorizar os investimentos em todos os setores da área social”, prometeu o chefe do Executivo, ressaltando que hoje a comunidade vive situação caótica na Saúde. Para ele, investir nesta área é questão emergencial.

Também destacou o objetivo de sua administração em promover a cidadania plena para todos. Aos funcionários públicos dedicou saudação cordial e incentivou o trabalho eficiente. Prometeu que eles serão ouvidos e valorizados, mas para isso precisam colaborar com a administração, exercendo suas funções com dedicação, amor, profissionalismo e respeito. Referindo-se ao seu apelido - “Touro” -, Geraldo pediu força e sabedoria, pois trabalhará como um “touro”, para cumprir o sonho de estar entre os melhores prefeitos de Minas. E afirmou que a voz sábia e soberana do povo será ouvida. “Transparência, planejamento, agilidade, diálogo, progresso e paz para Carmópolis”, concluiu o novo prefeito.

Os eleitos ouviram mensagem de congratulações do deputado estadual e secretário de estado de Desenvolvimento Social, Cássio Soares, gravada em áudio, firmando o seu compromisso de, juntamente com os novos mandatários, trabalhar pelo progresso de Carmópolis, com recursos, verbas e melhorias, contando com sua parceria e com o seu gabinete, que estará sempre aberto aos representantes do povo.