Uma necessária e urgente limpeza das margens de córregos urbanos e de algumas ruas da cidade foi a reivindicação trazida ao plenário da Câmara Municipal de Carmópolis de Minas pelo vereador Alex Enfermeiro (NOVO), nas sessões legislativas ordinárias dos dias 01 e 15 de junho de 2026. Conforme argumentou o parlamentar, ruas como a Dionésio José Costa e também as margens dos córregos apresentam uma vegetação muito alta e espessa, aumentando os riscos de queimadas e, em consequência, afetando a saúde da população.
Alex lembrou que os vereadores da bancada do Partido NOVO, da qual ele faz parte, já encaminhou requerimento neste sentido ao Poder Executivo, em vista dos problemas que podem ocorrer, especialmente no período de seca, quando esse tipo de vegetação fica mais propenso ao fogo. Preocupado com a situação, Alex grifou que até naquele momento nada havia sido feito pelos órgãos públicos responsáveis, nem mesmo uma simples roçada. “A gente já está vendo a entrada do período de seca, já com ocorrência de queimadas, que prejudicam não somente o meio ambiente, mas a saúde da população. Tenho visto, de perto, o grande aumento de doenças respiratórias este ano, como pneumonias silenciosas, muitas bronquiolites e bronquites”, ressaltou o vereador, pedindo ao Executivo e à Secretaria de Obras que dêm andamento à limpeza o mais rápido possível, com o objetivo de amenizar o máximo possível a incidência de queimadas durante este ano. Da mesma forma, Alex apontou a proliferação de animais venenosos em maior quantidade neste período do ano.
Voltando ao tema, na sessão ordinária do dia 15 de junho, Alex constatou o início do trabalho no córrego da Avenida Firmino José de Freitas, antiga Ipê Amarelo. Agradecendo à Prefeitura pela iniciativa, o vereador pediu que seja retirada do local a vegetação cortada, para que não se transforme em foco de incêndio e criadouro de animais peçonhentos.