Terça, 16 Abril 2024

Engenheira explica reforma da Praça dos Passos e a supressão de árvores no local

Convidada pela mesa diretora da Câmara de Carmópolis de Minas, a engenheira da Prefeitura Graziela Maria de Morais participou da sessão ordinária do Legislativo realizada no dia 15 de abril de 2024, para apresentar o projeto de revitalização e reforma da Praça dos Passos, cujas obras já se encontram em andamento. Também participaram a arquiteta Maria Eduarda Silveira e o secretário de Desenvolvimento, Agricultura e Meio Ambiente Flávio Henrique Cecotti.

A engenheira explicou que o projeto é fruto de um convênio celebrado entre a Prefeitura e o governo do Estado de Minas Gerais, com recursos no montante de R$ 700 mil. Foi apresentada por ela a planta de demolição e de conformação da geometria da praça, com levantamento topográfico da área e demarcação dos pontos existentes, como árvores, canteiros e outros. Foi feita uma correção da geometria, que não era definida e se encontrava totalmente irregular. E como se trata de uma reforma, a geometria é primordial para contemplar a harmonia e os aspectos urbanísticos.

Em vários pontos foram realizadas intervenções de centímetros, portanto pouco significativas. Também foi realizado um estudo de trânsito e corrigidos pontos mais expressivos, como uma das pontas da estrutura, melhorando a fluidez do trânsito que apresenta movimento de veículos pesados. Em seguida foi feito levantamento dos obstáculos, com decisão de transplante de três árvores e previsão de plantio de outras 25 no local, entre espécies mais indicadas, em análise do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CODEMA).

Em vista da praça se localizar no entorno de bem tombado, o projeto também foi encaminhado ao Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, sendo refeito algumas vezes e tendo sofrido mudanças por solicitação desse órgão. “Algumas árvores não tinham nenhuma necessidade de sair, não tinham interferência no projeto que a gente fez, mas por exigência do Conselho do Patrimônio, a gente teve que projetar a supressão dessas árvores”, explicou a engenheira. Na praça já existe uma árvore de pau de óleo tombada como patrimônio. O projeto replicou um exemplar da mesma espécie no lado oposto.

Será constituída toda a sinalização de trânsito, assim como construídas as rampas, para garantir a mobilidade de todos os lados para dentro da praça. Com relação ao mobiliário, foi feita a projeção dos bancos, estruturas de concreto que servirão de bancos, mesas e lixeiras. Também está projetado um pergolado de concreto, com cobertura de policarbonato, para servir de abrigo a pessoas que estejam, por exemplo, à espera de ônibus. O mesmo foi feito no outro lado da praça, próximo ao ponto de táxi.

Foi projetada nova iluminação em tecnologia “led”, além de postes de sete metros de altura com refletores em led, para iluminar mais o centro da praça.

Também por exigência do Conselho do Patrimônio, a Praça dos Passos continuará sendo palco para eventos populares, ficando o seu centro um pouco mais livre, evitando interferências e sendo calçada com pedras portuguesas. No centro da praça haverá o desenho de uma flor de lis.

O vereador Marcelo de Freitas dos Reis, líder do UNIÃO, contestou a afirmativa de que o Conselho do Patrimônio tenha exigido a supressão de árvores, afirmando que se encontrava na reunião em que foi apresentado o projeto. E pediu ao presidente da Câmara que convidasse os membros do Conselho para participarem de sessão do Legislativo, com o fim de esclarecerem a questão. Graziela afirmou que foi lavrada a ata da reunião, na qual consta as mudanças com a devida aprovação dos conselheiros.

Os demais vereadores também abordaram o tema. A íntegra dos pronunciamentos pode ser acessada na gravação da sessão, em áudio e vídeo, disponível no site da Câmara.

© 2023 Câmara Municipal de Carmópolis de Minas. Todos os direitos reservados. Rua Dorvelino Rabelo Costa, 38 - Centro. Telefone: (37) 3333-2299